Como anda o nosso Legislativo?
jul 2014 09

No Brasil, a divisão dos poderes é feita entre o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, cada qual com sua respectiva função na organização da sociedade. De uma forma geral, o Poder Executivo é responsável pela administração, propriamente dita, do Estado, o Poder Judiciário pelo julgamento dos possíveis conflitos, pautando pela obrigatoriedade do cumprimento das leis e ao Poder Legislativo é designada a formulação, discussão e aprovação de leis. Essas devem (ou deveriam) vir de encontro ao interesse público, suprindo as demandas da sociedade.

Leia mais [...]
CIP para quem?
maio 2014 21

A CIP (Contribuição para Iluminação Pública) foi instituída em Marília em dezembro de 2002 e gerou polêmicas no momento de sua publicação. Quase doze anosdepois, ela retoma os holofotes marilienses e ganha novamente um destaque negativo com seu reajuste. É preciso entender que, mesmo depois de todo esse tempo, os motivos que envolvem essa taxa em problemas são praticamente idênticos, gerando uma importante questão para o cidadão mariliense: o que mudou na gestão municipal durante todo esse tempo?

Leia mais [...]
Falta mais dinheiro ou planejamento?
abr 2014 08

Um dos principais problemas que o município de Marília enfrenta atualmente é a “falta de dinheiro”. Apontada pelo prefeito, no ano passado, como o motivo de promessas eleitorais não cumpridas, a grande dívida de Marília acabou engavetando muitos projetos e resultando na falta de investimentos. As medidas tomadas para enfrentar essa situação foram os cortes salariais aos servidores públicos e, mais recentemente, o aumento de impostos, como vem acontecendo com o IPTU e o transporte público. A prefeitura, entretanto, poderia adotar outros caminhos para contornar esse déficit, como veremos a seguir.

Leia mais [...]
Retrospectiva 2013: A Gestão Vinícius Camarinha
mar 2014 05

Sob o slogan “A mudança que a gente quer”, Vinicius Camarinha, ao final do ano de 2012, foi eleito o novo prefeito de Marília com mais de 50% dos votos. Assim, a partir de 2013, ficou responsável pela administração da cidade pelos próximos quatro anos e, consequentemente, por essa “mudança que o povo queria ver”.

Sendo assim, como foi e o que trouxe de novo o primeiro ano de gestão de Vinícius Camarinha?

Leia mais [...]
Nem o Educandário escapa da má administração?
dez 2013 10

Recentemente vem tomando bastante repercussão em Marília a decisão tomada pela direção da Santa Casa de Misericórdia de encerrar as atividades do Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal. Diante disso, o Educandário teria até o dia 06 de dezembro para entregar o prédio, que, a partir de 2014, seria revitalizado e receberia ambulatórios de tabagismo e de fisioterapia, também importantíssimos para a cidade. No entanto, segundo o diretor da Instituição, irmão Agenor de Lima, eles não vão desocupar o prédio, porém não falaram o motivo para não o fazerem.

Leia mais [...]
Página 1 de 3123
Copyright © Observatório da Gestão Pública. 2011. All Rights Reserved.