Redes de alianças estratégicas e suas influências para o desenvolvimento de empresas
out 2013 21

O artigo “A influência das redes de alianças estratégicas sobre a tecnologia de informação e comunicação”, escrito pelo doutor em Administração de Empresas, Marcos Vianna Villas e pela professora titular da PUC-RJ, T. Diana L. V. A. de Macedo-Soares, tem como objetivo investigar como as Redes de Alianças Estratégicas (RAE) influenciam os recursos organizacionais relacionados as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por meio dos resultados de uma investigação realizada pelos autores.

Leia mais [...]
Tecnologia social e seus benefícios para o desenvolvimento sustentável
jul 2013 15

No texto “A emergência da tecnologia social: revisando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável”, Rodrigues e Barbieri discutiram e apresentaram os conceitos básicos de Tecnologia Apropriada, Tecnologia Social, Economia Solidária e Capital Social, mostrando suas diferenças e semelhanças, onde cada um se encaixa hoje e seus prós e contras na sociedade atual; assim como um estudo de caso da tecnologia social aplicado em uma minifábrica de castanha de caju.

Leia mais [...]
Saúde é um Direito do Cidadão e Dever do Estado?
jun 2013 08

Resenha do texto “Implementação da Reforma Sanitária: a formação de uma política”. Escrito por Telma M. G. Menecucci e apresentado na reunião do Grupo de Pesquisa GEPRI.

Leia mais [...]
A relevância (ou não) das ideologias partidárias nos gastos públicos municipais
maio 2013 10

Resenha do texto “Democracia e Partidos Políticos: os gastos públicos municipais como instrumento de análise político-ideológica”, escrito pelo doutor em Sociologia Política Gilmar Rodrigues, que tem como objetivo analisar a possível influência das ideologias dos partidos políticos, sejam elas de direita, centro ou esquerda, nos gastos públicos municipais.

Leia mais [...]
Descentralização das Políticas de Saúde
nov 2012 02

O artigo, “Condicionantes Locais da descentralização das Politicas de Saúde”, escrito por Eduardo Marques e Marta Arretche, tem como objetivo examinar a extensão em que um sistema descentralizado de saúde, como o SUS, cujo desenho institucional concentra autoridade no governo central, consegue ou não reduzir as diferenças regionais no acesso aos serviços públicos.

Leia mais [...]
Página 1 de 4123...Última »
Copyright © Observatório da Gestão Pública. 2011. All Rights Reserved.