O que é uma licitação?

Licitação é um procedimento administrativo através do qual a Administração Pública convida determinadas empresas, habilitadas de acordo com as necessidades e condições estabelecidas, para que ofertem seus bens e serviços.

O processo da licitação é obrigatoriamente público  e deve garantir a todos os interessados a mesma oportunidade de participação. É importante ainda que compareçam à este procedimento o maior número possível de concorrentes.

Por que licitar?

Licitar possui como objetivo a contratação daqueles serviços e compra de bens que possuam as características e condições necessárias para atender o interesse público através da Administração Pública. No procedimento licitatório são levadas em conta aspectos relacionados à capacidade técnica e econômico-financeira do licitante, a qualidade do produto e ao valor do objeto.

Como fico sabendo das licitações no município de Marília?

O Observatório da Gestão Pública irá disponibilizar a todos os interessados um calendário de licitações e seus respectivos editais para que o empresário identifique se há de fato algum procedimento de seu interesse.

Ao receber o edital e identificar interesse de participação, o empresário poderá optar ainda por contratar nossa consultoria particular. Através desta, o possível licitante receberá instruções pormenorizadas sobre como proceder antes, durante e depois da licitação.  Nossos serviços são contratados pelo CIESP e nesse sentido, somente aqueles associados poderão ter acesso às informações do Observatório.

No site: www.observamarilia.org o disponibilizamos informações essenciais como o “Programa Licita Fácil”, através do qual o empresário terá acesso à um “Guia passo a passo” dos procedimentos licitatórios.